sexta-feira, 3 de junho de 2016

IV Colóquio sobre Memória e Verdade - com a professora Monique Cittadino

Descrição para cegos: foto mostra a professora Monique e a câmera
filmando-a, com ela aparecendo no visor

A professora Monique Cittadino foi a convidada da turma de Jornalismo e Cidadania da Universidade Federal da Paraíba para o IV Colóquio sobre Memória e Verdade. O encontro aconteceu no dia 6 de abril de 2016, e nele foram discutidas, entre outros temas, a atuação das Comissões da Verdade pelo país, a importância de se levar para as salas de aula as informações coletadas pelas comissões e um paralelo entre o contexto político e histórico do período pré-golpe de 1964 e a instabilidade política vivida atualmente, com a tentativa de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Monique Cittadino é chefe do Departamento de História da UFPB e integra a Comissão Municipal da Verdade. Graduada em História pela Universidade Federal da Paraíba, também é mestre em Ciências Sociais pela UFPB e é doutora em História pela USP. Tem experiência na área de História do Brasil, com ênfase em História da Paraíba, atuando principalmente com estudos sobre o período do regime militar iniciado em 1964. O Colóquio foi organizado por Edgley Lemos, Iago Sarinho e Samara Mello.

CONFIRA O COLÓQUIO NA ÍNTEGRA:


1 - Comissões da verdade

A professora faz um balanço da atuação das Comissões da Verdade em âmbitos nacional, estadual e municipal.



2 – Acesso a documentos da ditadura

A convidada explica que as comissões da verdade ainda não tiveram acesso a toda a documentação do período do regime militar referente à Paraíba e fala da dificuldade de conseguir informações das Forças Armadas.



3 – Comissão Municipal da Verdade

Monique Cittadino explica a metodologia de trabalho adotada pela Comissão Municipal da Verdade de João Pessoa.



4 – Estudo da história do período ditatorial

A professora destaca a importância de se estudar a história desse período.



5 – Acesso a documentos e arquivos

Aqui, Monique fala da importância de divulgar os acervos de documentos do período da ditadura militar, tanto os pertencentes a órgãos públicos quanto os de arquivos pessoais.



6 – A verdade na sala da aula

Neste vídeo, a convidada fala sobre a importância de se levar todas as informações apuradas pelas Comissões da Verdade para as salas de aula.



7 – João Goulart e Dilma Rousseff

A professora Monique Cittadino traça um paralelo entre o cenário político pré-golpe de 1964, que derrubou o presidente João Goulart e instaurou a ditadura e o enfrentado pela presidenta Dilma Rousseff, que atravessa um processo de impeachment.

Nenhum comentário:

Postar um comentário