sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Lançada Frente Paraibana Escola Sem Mordaça

Descrição para cegos: foto mostra uma jovem amordaçada segurando o manifesto da Frente Paraibana Escola sem Mordaça.

Por Gabriela Güllich


Ocorreu na última quinta-feira (11/08), no Centro de Vivências da UFPB, o lançamento da Frente Paraibana Escola Sem Mordaça, que reúne sindicatos, entidades e organizações da sociedade civil, com o intuito de estimular uma mobilização democrática contra o movimento Escola Sem Partido.
Para o debate, foram convidados Fabiano Farias, coordenador nacional do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica, e Jacqueline Lima, professora da Universidade Federal de Goiás e diretora do Andes/Sindicato Nacional dos Docentes de Ensino Superior.


Fabiano Farias chamou atenção para o fato de que a proposta da escola sem partido não se trata apenas de um único projeto de lei, e sim de um movimento articulado com vários outros grupos conservadores. “Trabalham com uma visão extremamente ultrapassada do que seja a prática docente e os objetivos da educação”, destacou.
Em sua fala, Jacqueline Lima apontou a problemática do nome “Sem Partido”, argumentando que as mobilizações contra esse movimento também não são a favor de um ensino partidário, mas sim de um ensino consciente e a favor da liberdade do educador. Por isso a escolha do nome “Sem Mordaça”.
O Movimento Escola Sem Partido, fundado em 2004 pelo advogado Miguel Nagib, surgiu com o objetivo de parar a “contaminação político-ideológica das escolas brasileiras”, impondo regras no ensino e penalidades para o professor/educador que por ventura venha a expressar opiniões pessoais em seu discurso. A iniciativa ganhou respaldo de grupos conservadores e hoje, tanto no Congresso Nacional, como em legislativos estaduais e municipais, tramitam projetos de lei com esse objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário