domingo, 25 de setembro de 2016

V Colóquio Memória e Verdade, com o professor Rodrigo Freire

Descrição para cegos: imagem mostra Rodrigo Freire sentado diante de um quadro de vidro. Ele está falando olhando para a sua direita. Em primeiro plano aparece a câmera de filmagem e, no visor desta, a imagem do professor.

O professor Rodrigo Freire foi o convidado da turma de Jornalismo e Cidadania da Universidade Federal da Paraíba para o V Colóquio sobre Memória e Verdade, ocorrido no dia 8 de setembro de 2016. Ele é Presidente da Comissão Municipal da Verdade e Vice-Diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPB. Graduado em História por essa universidade, também é mestre em Ciência Política pela UFPE e é doutor em Ciências Sociais – Estudos Comparados das Américas, pela Universidade de Brasília. Tem experiência com estudos nas áreas relativas a Democracia, Partidos Políticos e Eleições, História da Esquerda, Direitos Humanos, Desenvolvimento e Políticas Públicas. O Colóquio foi organizado por Bianca Patrícia, Gabriela Güllich e Marina Cabral.

CONFIRA O COLÓQUIO NA ÍNTEGRA:



1 - Justiça de Transição

O professor explica o que é justiça de transição e como ela começa no Brasil.







2 - Situação brasileira no que diz respeito à Verdade

O convidado traça um paralelo entre a situação do Brasil e demais países da América Latina para explicar em que estado se encontra o quesito Memória e Verdade no país.




3 - Justiça de transição no Brasil e na América Latina

- Neste vídeo, o professor explicita diferenças que caracterizam o modelo de aplicação de justiça de transição no Brasil comparada a países como Argentina e Chile, que também passaram por violações dos direitos humanos durante seus respectivos regimes militares.




4 – Diferentes Comissões da Verdade

- Rodrigo Freire distingue as principais diferenças entre as comissões nacional, estaduais e municipais.




5 - Encerramento das Comissões da Verdade

- O professor fala sobre como se concluem e quais os frutos das Comissões da Verdade, bem como sobre a sua experiência com a conclusão da Comissão Municipal da Verdade em João Pessoa.




6 - Justiça de Transição e golpe de 2016

- O convidado fala sobre a situação atual da política brasileira e como a justiça de transição se encontra neste processo.




7 - Violações contemporâneas dos Direitos Humanos

- Rodrigo Freire fala sobre como as Comissões da Verdade atuam na documentação de violências que afetam as minorias na atualidade.




8 - 1964 e 2016: semelhanças e diferenças

- O professor aponta diferenças e semelhanças entre o contexto do golpe militar de 1964 e o contexto político do golpe de 2016, ressaltando a atuação da grande mídia como fator primordial nos dois acontecimentos.




9 - Relatos de tortura na Paraíba

- Aqui, Rodrigo Freire discute o teor dos depoimentos dados às comissões da verdade e elucida episódios ocorridos no estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário