segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Rato Miúdo

Descrição para cegos: a imagem mostra a capa do disco Refazenda de Gilberto Gil, composta por uma foto do cantor sentado no chão enquanto come, e sobre esse retrato foram colocados desenhos e outras fotos. 

Por Bianca Patrícia

Rato Miúdo é uma música escrita pelo compositor e também cineasta Jorge Alfredo Guimarães e gravada por Gilberto Gil. A canção deveria ter sido incluída no LP Refazenda, que Gil lançou em 1975, mas foi proibida pela censura mantida pela ditadura. Permaneceu praticamente inédita até que, no dia 18 de outubro, foi finalmente divulgada pelo próprio autor no YouTube.
Segundo Jorge Alfredo, tinha potencial para ser considerada o primeiro reggae brasileiro. Sua proibição se deu por causa do refrão, que reprisava os dizeres do certificado de reservista do autor: "Por ter sido julgado incapaz, definitivamente, podendo exercer atividades civis".
No site Caderno de Cinema, mantido pelo compositor, foi relatado que a música foi gravada em 1975 tendo Gilberto Gil na voz e no violão, Dominguinhos no acordeão, Moacir Albuquerque no baixo e Chiquinho Azevedo na bateria.
Entretanto, o pesquisador de música popular brasileira e produtor musical Marcelo Fróes contesta essa versão de que a gravação entraria no disco Refazenda. Segundo Fróes, a gravação se deu em 1976, não tendo relação com o disco.
A alegação do pesquisador pode estar correta, já que Refazenda foi reeditado várias vezes sem a inserção de Rato Miúdo. Como se sabe, depois da extinção da censura, muitos discos que foram mutilados pelo autoritarismo foram relançados incluindo as faixas vetadas. No entanto, em nenhuma das muitas as versões do disco de Gil, nada foi acrescentado.
Ouça a música aqui:


Nenhum comentário:

Postar um comentário